A 29ª edição do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia (FITCMaia), promovido pela Câmara Municipal da Maia e organizado pelo Teatro Art’Imagem, acontecerá entre os dias 4 e 13 de outubro no Fórum da Maia.
A partir desta sexta-feira, a Maia será palco de peças onde o humor é a nota dominante, sendo que o que não vai faltar é diversidade. Por falar em diversidade, esta começa nas 23 companhias, que vêm de diversos países.
Desde Portugal, a Espanha, passando por Argentina e Brasil, são 10 dias de pura comédia, que se desdobram em 28 espetáculos. Entre artistas, técnicos (e não só), são perto de 160 profissionais que farão o festival acontecer.
De acordo com a Câmara da Maia, os espetáculos abordarão temas atuais, refletindo sobre as realidades que enfrentamos no mundo, como os conflitos armados e o aumento das tensões globais.
Com um toque de humor sempre subjacente, as peças explorarão temas como amor, vida quotidiana, sonhos e a busca pela felicidade, sempre de uma forma leve e divertida.
O festival também incluirá uma homenagem ao 50º aniversário da Revolução de Abril, com uma peça que recorda os tempos da ditadura de Salazar e a luta da classe trabalhadora pelo acesso à cultura.
A importância do 25 de Abril para o desenvolvimento do teatro português e a liberdade criativa dos seus profissionais será um dos grandes destaques do evento.
Alguns espetáculos têm entrada livre, pelo que pode consultar, com mais detalhe, a programação completa do evento.