Ao que tudo indica, a STCP está com grandes planos para o futuro. Prova disso mesmo é a intenção de investir perto de 109 milhões de euros até ao ano de 2034. Deste valor, 88,3 milhões seriam destinados à operação de autocarros.
Quem o avança é o Porto Canal, com base num novo contrato de serviço público que poderá entrar em vigor já no princípio do ano que vem. No que toca aos 88,3 milhões de investimento, estes seriam repartidos entre veículos, postos de carregamento e melhorias nas estações de Francos, Areosa e Via Norte.
De forma a compreender o valor acima referido, só em veículos, seria de prever um investimento de 62 milhões. A somar a isso, o investimento em carregadores, novas baterias e infraestruturas associadas, juntos, poderiam rondar os 14,5 milhões.
Por fim, em termos de estações de recolha, seria expectável um investimento de 3 milhões em Francos e 10,6 milhões em Areosa e Via Norte. Importa ainda referir que, supostamente, seriam ainda investidos 20 milhões adicionais em áreas diferentes.
Entre estas, inovação (12 milhões), software e equipamento informático (3,5 milhões), equipamento administrativo (2,2 milhões) e outros projetos (2,9 milhões). Segundo a mesma fonte, neste período, ainda haveria lugar à contratação de 48 funcionários só para o metrobus.
Recorde-se que a STCP tem, como acionistas, alguns dos principais concelhos do distrito do Porto. Dentro deste lote: Porto (53,69%), Vila Nova de Gaia (12,04%), Matosinhos (11,98%), Maia (9,61%), Gondomar (7,28%) e Valongo (5,4%).
Ainda falta que o documento em questão seja aprovado pelos municípios.